terça-feira, 13 de abril de 2010

PostgreSQL 8.2.x em Ubuntu > 8.04

Como é de conhecimento de todos as versões do Ubuntu superiores a 8.04 (hardy) não possuem em seus repositórios padrões o PostgreSQL 8.2.x, então o caminho natural para que seja feita a instalação é download dos fontes, compilar e instalar... para quem tem bastante intimidade com Linux + PostgreSQL essa é uma atividade corriqueira e que normalmente é realizada em ambientes de produção.

Porém tenho recebido de clientes e amigos questionamentos de como instalar, de maneira mais simples, o PostgreSQL 8.2.x em Ubuntu > 8.04, pois bem então ai vai a dica.

No console, como usuário root, execute:

$ apt-get update

$ echo "deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy main universe" > /etc/apt/sources.list.d/ubuntu-8.04.list


$ apt-get update


$ apt-get install postgresql-8.2


$ rm -f /etc/apt/sources.list.d/ubuntu-8.04.list


$ apt-get update



Com isso basta executar um pg_lsclusters ou um dpkg --list 'postgresql*' no console que poderão verificar que a versão 8.2.7 estará instalada.

Um pequeno contratempo em relação a essa abordagem é que teremos a versão 8.2.7 instalada e atualmente já temos disponível a 8.2.16, mas é possível sim atualizar a versão através da compilação pelos fontes mantendo toda a infra-estrutura do Ubuntu com o postgresql-common, mas isso fica para um próximo post.

Por favor reportem possíveis problemas com esse mini-tutorial.


Cordialmente,

Fabrízio de Royes Mello
fabriziomello [at] gmail.com