segunda-feira, 27 de abril de 2009

Refatoração de Banco de Dados - Porto Alegre AgileWeekend 2009

Esse final de semana (25 e 26 de abril de 2009) tive a oportunidade de participar, como palestrante, do Porto Alegre AgileWeekend 2009 [1], discursando sobre Refatoração de Banco de Dados (Database Refactoring) [2] utilizando o PostgreSQL.

O evento contou com conteúdo de alto nível, demonstrando cases de sucesso na aplicação de métodos e práticas ágeis no desenvolvimento de software tais como:

- Lean Software Development
- eXtreme Programming
- Scrum
- FDD (Feature-Driven Development), TDD (Test-Driven Developmento, BDD (Behavior-Driven Development)
- etc...

Além do alto nível dos conteúdos apresentados também não posso deixar de mencionar a alta qualidade da organização do evento que beirou a "perfeição" (e sem exageros... mas isso não seria resultado da aplicação prática de algum Métodos Ágil por parte de seus organizadores???).

O que pude perceber ao longo de todas exposições, é que alguns dos objetivos desses "Métodos Ágeis" são a Satisfação do Cliente e Qualidade do Produto entregue (aquilo que buscamos constantemente).

Atualmente existem diversas empresas (inclusive de nível global) investindo em Métodos Ágeis, tais como:
- Borland
- Adobe
- Toyota (Criadora do Lean Software Development, que pode-se dizer que é "pai" de todos métodos ágeis)
- Globo.com
- etc...

Segundo um representante da SUCESU-RS [4]: "Aqui no nosso estado os CIOs das 40 maiores empresas estão olhando com "muito carinho" para os métodos ágeis". Será que isso não pode-se caracterizar uma tendência de mercado????


Outro ponto positivo é que o evento foi bem diversificado, demonstrando além de questões técnicas a respeito de desenvolvimento de software, muita informação Gerencial, no que diz respeito aos objetivos empresariais... as práticas para maximizar resultados e eliminar desperdícios, dentre outros.


Em uma palestra sobre SCRUM foi comentada a utilização de práticas ágeis aplicadas ao setor de Suporte de uma empresa de desenvolvimento de software... em outra o pessoal está utilizando essa "cultura" nos processos administrativos da empresa... então a "Cultura Ágil" vai além do desenvolvimento de software?!?!?! Não surpreendam-se de em algum tempo ouvirmos coisas do tipo "Refatorar Processos de Negócio!"... "Refatorando as Finanças de sua Empresa"... (adoro refatoração... hehehehe)


Abaixo seguem alguns links com informações sobre o evento, a minha palestra e algumas fotos:

[1] Site do Evento
http://agileweekend.guma-rs.org/

[2] Slides da minha Palestra
http://www.slideshare.net/fabriziomello/refatorao-banco-de-dados-agileweekend2009

[3] Fotos do Evento
http://picasaweb.google.com/fabriziomello/Agileweekend2009

[4] Site SUCESU-RS
http://www.rs.sucesu.org.br/

Cordialmente,

Fabrízio de Royes Mello
fabriziomello [at] gmail.com

Um comentário:

  1. Grande Fabrizio! Obrigado por ter acreditado em nosso sonho e ter participado do evento! Gostaria de acrescentar uma informação ao teu post: o representante da Sucesu-RS era o Eduardo Arruda, Presidente da entidade também CIO do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Outra coisa ... coisa da idéia da refatoração! Vamos refatorar diariamente nossas vidas!!! Hehehe!!!! Abraços!

    ResponderExcluir